Principal » Notícias » Estado inaugura Biofábrica em Montenegro

Estado inaugura Biofábrica em Montenegro

0 Flares 0 Flares ×

Com o objetivo de difundir e fomentar a utilização do Trichogramma spp no controle biológico de lagartas, a Emater inaugurou a primeira Biofábrica do Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (13),em Montenegro. A produção será suficiente para aproximadamente sete mil hectares/ano no controle de lagartas nas culturas, como milho e soja. Além da inauguração, a Emater fez o lançamento da Campanha para o Controle Biológico de Lagartas safra 2014/15, que visa chegar aos 20 mil hectares de lavouras (milho, soja, feijão) monitoradas para, se necessário, utilizar o controle biológico.

GD_20140813172431biofabrica

Unidade foi instalada no Centro de Formação da Emater, que é uma referência em agroecologia no Estado – Foto: Kátia Marcon

 A Emater/RS-Ascar realizou em 2013/14, a Campanha de Controle Biológico de Lagartas do Milho e, para isso, capacitou mais de 200 técnicos, com suporte da Embrapa Milho e Sorgo de Sete Lagoas (MG). A instituição detém a tecnologia de produção e uso doTrichogramma spp, visando o monitoramento e o controle biológico das lagartas, em lavouras de milho assistidas pela Extensão Rural no Estado.

A necessidade da disponibilidade de Trichogramma spp, próximo ao agricultor e a aceitação da tecnologia que disponibiliza um produto seletivo ao controle de lagartas, do milho, soja, pastagens e hortaliças como tomate, pimentão entre outras, que não é tóxico ao agricultor e ao meio ambiente, motivaram a diretoria da Emater/Ascar-RS, a implantar uma Biofábrica, no Centro de Formação de Montenegro, que é um Centro de Referência em Agroecologia.

Na avaliação do representante do Movimento dos Pequenos Agricultores, Romário Rosseto, a biofábrica e a tecnologia criada nela, significam um avanço para o novo modelo de agricultura familiar que deve se estabelecer no futuro e pelo qual o MPA também trabalha. “Para os agricultores familiares, esse trabalho desenvolvido aqui será positivo, pois possibilita que se produzam alimentos saudáveis, com uma forma de combate a pragas que não prejudica o produto e nem o meio ambiente. Nosso país precisa difundir essa prática e esse exemplo daqui começa a abrir portas para a redução do uso de agrotóxicos”, afirmou.

Tecnologia do futuro

Para o presidente da Emater, Lino De David, a tecnologia do futuro passa pela produção daquilo que não prejudica o meio ambiente. “Estamos dando importantes passos aqui no Estado e capacitamos nossos técnicos para ajudar neste sentido. Por isso, agradeço a todos os envolvidos na concretização desta biofábrica, que beneficiará o agricultor gaúcho e o meio ambiente”.

Já o secretário de Desenvolvimento Rural, Elton Scapini, ressaltou a importante parceria entre diferentes entidades e órgãos, na implantação da biofábrica. “Esse trabalho passou por muitas mãos e integra também a ação de recuperação e fortalecimento da Emater. As atividades da Emater estão alinhadas à estratégia de crescimento da agricultura familiar gaúcha e da economia do Estado e, por isso, o momento desta inauguração é tão importante, pois reafirma isso e nos mostra o quanto o modelo de produção sustentável, aliado ao tema da aplicação da tecnologia na agricultura familiar, é importante”.

Conforme Scapini, as cadeias produtivas ligadas ao setor primário representam metade do PIB do RS, e 27% do PIB vem da agricultura familiar, sendo que 79% dos municípios do Estado possuem menos de dez mil habitantes e, nestes, o setor primário é o carro chefe da economia. “Sendo assim, esse trabalho de criação de tecnologia chegando aos produtores familiares possibilitará excelentes resultados no que se refere à produtividade e qualidade da produção, fazendo com que nossa economia e Estado cresçam”.

Texto: Andréa Sommer
Foto: Kátia Marcon
Edição: Redação Secom

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

"15 minutos e você bem informado"

14 de agosto de 2014 Escrito por: Empresas Gaúchas
Parceiros Empresas Gaúchas
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×