Principal » Notícias » Economia e finanças públicas do Rio Grande do Sul

Economia e finanças públicas do Rio Grande do Sul

0 Flares 0 Flares ×

RSSerão cinco palestras, entre esta segunda (23) e sexta-feira (27), que abordam a origem do Estado, os principais fatos econômicos e sociais do século passado até os dias atuais, passando pelo acordo com a União, cenário atual das finanças até chegar à discussão sobre as perspectivas futuras. Entre os palestrantes, além de professores da Uergs, estarão o diretor do Daer Saul Sastre e o auditor do Tribunal de Contas do Estado Luis Fernando de Freitas.

Ciclo de palestras sobre a crise financeira no Rio Grande do Sul

Datas: de segunda (23) a sexta-feira (27)

Hora: das 19h às 21h

Local: Campus Central da Uergs (Avenida Bento Gonçalves, 8855, Bairro Agronomia – Porto Alegre)

Inscrições: Até o dia do evento, neste link

Programação:

23 de novembro (segunda-feira)

Palestrante: Aragon Dasso Jr., professor da Uergs

Assunto: Formação do estado gaúcho e suas características, destacando os principais fatos econômicos e sociais do século passado até os dias atuais – processo de industrialização, migração, formação dos sindicatos, política estadual de investimento público, medidas e ações adotadas na administração pública estadual, política de incentivos fiscais, terceirização, privatização e política de depreciação salarial no serviço público.

24 de novembro (terça-feira)

Palestrante: Ricardo Letizia Garcia, professor da Uergs

Assunto: Desenvolvimento econômico estadual com enfoque no desenvolvimento regional, os desequilíbrios entre o Sul e Norte, histórica dependência agrícola e a perda de dinamismo econômico. 

25 de novembro (quarta-feira)

Palestrante: Saul Marques Sastre, diretor do Daer

Assunto: Dívida pública no Rio Grande do Sul: origem, endividamento público, acordo entre a União e o Estado, cenário atual das finanças do Estado, relação ativos e inativos e o comprometimento com a folha de pessoal.

26 de novembro (quinta-feira)

Palestrante: Luis Fernando Alcoba de Freitas, auditor do Tribunal de Contas do Estado

Assunto: Cenário atual da economia gaúcha, processo de desindustrialização, perda de competitividade e atratividade da economia gaúcha, queda das exportações e o impacto da falta de investimento público no crescimento econômico do PIB estadual.

27 de novembro (sexta-feira)

Palestrante: Celmar de Oliveira, professor da Uergs

Assunto: perspectivas futuras para a gestão do Estado, com destaque para a importância do planejamento para a administração pública estadual, sistemas de informações, novos processos administrativos, gestão dos gastos e ferramentas para auxiliar na gestão pública.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×
23 de novembro de 2015 Escrito por: Kathy Cunha
Parceiros Empresas Gaúchas
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×