Principal » Acontece aqui » O Acorde Brasileiro – Encontro nacional de músicas regionais está de volta ao RS e sua sexta edição acontece em Porto Alegre

O Acorde Brasileiro – Encontro nacional de músicas regionais está de volta ao RS e sua sexta edição acontece em Porto Alegre

0 Flares 0 Flares ×

O Acorde Brasileiro é um verdadeiro caleidoscópio de ritmos, timbres e cores. É a diversidade da música brasileira retratada em sua forma mais essencial. O evento aborda e coloca em discussão essa música produzida nas regiões mais remotas do país e que dá origem à pluralidade e reconhecimento à música brasileira.  Este encontro nacional de cabeças pensantes se consolida como um importante polo de discussão e confraternização em torno do assunto. Nesta sexta edição, que se inicia dia sete de maio e tem três dias de intensa programação, trará artistas, pensadores, intelectuais, políticos e professores para discutir o panorama atual deste segmento imenso que é a música regional.

tamborada

Foto: Divulgação

Dentre os convidados para o Painel Reginal sem Fronteiras, destacam-se os maestros Júlio Medaglia, reconhecido no mundo pelo seu trabalho como maestro (foi ele quem escreveu o revolucionário arranjo para a canção “Tropicália”, de Caetano Veloso), Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo, atual presidente da Associação Brasileira de Educação Musical – ABEM e Evandro Mattê, coordenador do Curso de Gestão e Produção Cultural da Unisinos e coordenador artístico do festival desta universidade desde 2011, Haroldo Costa (ator, produtor, diretor, bailarino e escritor), Kiko Ferreira (produtor de rádio e TV e poeta), Benjamim Taubkin (instrumentista e produtor em mais de 130 discos). E entre as atrações musicais estão Chico Lobo, reconhecido violeiro de Minas Gerais, o músico paulista Renato Teixeira, os grupos Tamborada e Arte Gaúcha, do RS, Grupo Manarí, do Pará, e Quinteto Violado, de Pernambuco, estarão presentes neste grande happening da música regional, onde educação e cultura se fundem em busca de um maior reconhecimento deste segmento.

Quinteto Violado - Fotos FABIANA MELLO (3)

Foto: Fabiana Mello

A trajetória do Acorde Brasileiro tem início em 1986, quando reuniu mais de uma centena de intelectuais para um amplo debate sobre a produção musical brasileira, em especial a música regional. O projeto, idealizado por Luiz Carlos Contursi, traz atualmente um time de curadores – Juarez Fonseca (Sul), Kiko Ferreira (Sudeste), Marcelo Melo (Nordeste), Ruy Godinho (Centro-Oeste) e Nilson Chaves (Norte). Desde 2007, quanto voltou à ativa, o Acorde Brasileiro batalha para se manter na pauta dos grandes eventos, abordando temas muito pertinentes como direitos autorais, comercialização, pirataria, internet, legislação, educação musical, entre outros. Nas edições de 2007 a 2009, mais de duas centenas de artistas vieram a Porto Alegre debater o assunto. Em 2013, sua última edição, não foi diferente. Em 2015, ainda mais voltado para o debate e para a educação, o Acorde promete iluminar a música regional brasileira com novas ideias e novos sons.

OrquestraVida - foto Fabio Kremer

Foto: Fabio Kremer

A sexta edição, que também contempla oficinas de carimbó, maçambique e frevo ministradas pelos grupos convidados (inscrições abertas no site do evento), será realizada no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa do Estado, com entrada franca.

Acorde Brasileiro – encontro nacional de músicas regionais
Dias 07, 08 e 09 de maio

Teatro Dante Barone – Assembleia Legislativa do Estado

 

Fonte: bebê baumgarten / bd divulgação

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

"15 minutos e você bem informado"

22 de abril de 2015 Escrito por: Empresas Gaúchas
Parceiros Empresas Gaúchas
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×