A sustentabilidade da produção de soja estará em debate nesta quinta (22) e sexta-feira (23), no 1º Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Territorial do Pampa, em Santana do Livramento. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e outras instituições da região.
Na programação, quatro mesas redondas vão tratar de questões relacionadas ao agronegócio da soja e seus impactos no Pampa, políticas públicas e modelos de produção, e sobre o posicionamento das instituições, incluindo movimentos sociais e do campo.
Entre os debatedores estão professores universitários, representantes de cooperativas, associações e movimentos, além de profissionais que atuam em órgãos ligados ao tema, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (Nedet). Membros de instituições uruguaias também participarão dos debates.
O Seminário é organizado em parceria pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Universidad de La República Uruguay, Nedet/Pampa, Cooperforte, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos Ltda. (Coptec), com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural, Banrisul e Plan Agropecuário.
Fonte: Portal do Estado RS