Principal » Acontece aqui » Conheça 5 truques do Excel que vão facilitar o seu dia a dia

Conheça 5 truques do Excel que vão facilitar o seu dia a dia

0 Flares 0 Flares ×

Uma das ferramentas mais recomendadas e procuradas por profissionais que buscam manter seus negócios mais práticos e organizados é a ferramenta de planilhas Excel. Apesar de causar receio a algumas pessoas, por parecer complexo em sua utilização, ele pode ser um grande aliado na economia de tempo do dia a dia e na organização, seja em tarefas de trabalho ou em demandas pessoais. Confira abaixo alguns truques simples que a Escola Profissional Fundatec indicou para facilitar o seu dia a dia.

1 – TRANSPOR DADOS DE UMA LINHA PARA COLUNA
Como fazer:
Copie as células desejadas -> Selecione a célula de destino -> Botão direto do mouse -> Clique em Colar Especial -> Selecione a opção Transpor -> Clique em Ok.
No que pode ajudar: Este é um outro truque que ajuda muito na economia de tempo, porque em vez de copiar manualmente os dados em um formato diferente, com apenas um comando isto é resolvido. O mesmo comando funciona para transpor as informações organizadas em colunas para linhas.

2 – CRIAR NOVA LINHA DENTRO DA CÉLULA
Como fazer:
Selecione a célula desejada -> Clique duas vezes para ela se tornar editável -> Clique em Alt+Enter.
No que pode ajudar: Esta dica é básica, mas fundamental para quem utiliza textos mais longos no Excel. Ela é muito importante na organização do texto ou informações. Exemplo: Caso queira escrever um texto dentro de uma única célula, você pode inserir uma nova linha para iniciar um novo parágrafo ou dar o espaço de uma linha vazia entre um parágrafo e outro.

3 – SELECIONAR TODA A PLANILHA
Como fazer:
Você consegue fazer isto de duas formas, ou utilizando o atalho CRTL + T ou clicando no espaço superior esquerdo, localizado acima do número 1 e ao lado esquerdo da letra A.
No que pode ajudar: Este truque é interessante quando se faz necessário formatar todo o conteúdo da planilha, principalmente quando deseja padronizar algo. Exemplos: Alterar a fonte do texto (cor, tamanho, tipografia), alterar a altura ou a largura das células, colorir as células, colocar bordas, etc.

4 – CONGELAR LINHA OU COLUNA
Como fazer:
O Excel oferece as opções de congelar a linha superior, a primeira coluna ou painéis. Para congelar a linha, siga o caminho: Exibir -> Congelar Painéis -> Congelar Linha Superior. Siga o mesmo caminho e ao final opte por Congelar Primeira Coluna, para fazer o segundo tipo de função.
No que pode ajudar: Esta função é muito importante quando se trabalha com um volume grande de informações para ter a referência do conteúdo indicado.
Exemplo 1: O congelamento da coluna pode ser usado para uma “chamada” de aula, colocando os nomes na primeira coluna e nas colunas seguintes a informação sobre falta e presença ao longo do ano. Desta forma, mesmo que role a planilha adiante, os nomes sempre irão aparecer, o que ajuda a visualizar melhor as informações.
Exemplo 2: O congelamento da linha superior pode ajudar em uma lista de contatos, em que na linha superior colocamos o “nome das categorias” (Nome, telefone, e-mail, endereço) e abaixo os dados de cada pessoa.

5 – IR PARA ÚLTIMA LINHA COM 1 COMANDO
Como fazer:
Com o atalho Ctrl + seta para baixo você é direcionado até a última linha da sua planilha. O mesmo ocorre se você utilizar o Ctrl + a seta nas outras direções (para cima – vai para primeira linha; para a direita – vai para a última coluna; para a esquerda – vai para a primeira coluna).
No que pode ajudar: Este atalho agiliza muito o dia a dia de quem utiliza o Excel, principalmente em planilhas que têm um grande volume de informações. Exemplos: se for preciso buscar uma informação que está ao final da sua planilha, é mais fácil você ir para a última linha e ir subindo aos poucos do que rolar o cursor desde cima. Ou se você está em um ponto da planilha que fica longe das primeiras colunas e precisa voltar ao início, é mais fácil utilizar o atalho do que rolar o cursor.

Aprenda mais facilidades e benefícios que o Excel pode lhe proporcionar
Considerando o receio de muitas pessoas em utilizar a ferramenta frente à necessidade apresentada pelo mercado, a Escola Profissional Fundatec desenvolveu um curso com abordagem prática, que visa ensinar a utilização o Excel de forma simples e operacional. O evento ocorrerá no dia 30 de abril, na sede da Fundatec (R. Prof. Cristiano Fischer, 2012 – Porto Alegre). As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site https://bit.ly/fundamentexcel2022.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

"15 minutos e você bem informado"

26 de abril de 2022 Escrito por: Empresas Gaúchas
Parceiros Empresas Gaúchas
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×