Principal » Acontece aqui » Hora de Trabalhar: especialista aponta 5 dicas para se destacar nas seleções e conseguir a sonhada vaga

Hora de Trabalhar: especialista aponta 5 dicas para se destacar nas seleções e conseguir a sonhada vaga

0 Flares 0 Flares ×

Fundatec promove, no dia 23 de junho, evento gratuito de orientação para quem deseja ingressar ou se reinserir no mercado de trabalho

Atualmente, o desemprego no Brasil é de 12 milhões de pessoas, segundo último levantamento do IBGE. Destas, a maior porcentagem são jovens entre 14 e 17 anos e indivíduos com graus de instrução inferiores, como ensino médio incompleto e nível superior incompleto. Os números alertam para o cenário complexo em que se encontra o mercado de trabalho, assim como, para a alta competitividade nas vagas disponíveis. Diante disso, se faz ainda mais necessário encontrar meios de se destacar frente a outros candidatos, para garantir uma boa oportunidade.

De acordo com a Graduada em Gestão de Recursos Humanos e Analista de Marketing e Relacionamento da Fundatec Julia Schneider Achutti, existem vários fatores que chamam a atenção de recrutadores na hora da escolha, além da qualificação técnica necessária para a função, e muitas vezes, esses outros aspectos são decisivos para a avaliação.

Para quem está ingressando no mercado de trabalho é muito importante investir em uma boa apresentação e postura profissional quando tiver contato com o contratante, para expressar sua maturidade e compromisso. A especialista lista algumas dicas para se destacar nas seleções.

1 – Seja pontual: a pontualidade é o primeiro indício de comprometimento e confiança que o candidato poderá expressar à empresa contratante.

2 – Pesquise sobre a empresa: mostrar que você tem conhecimento sobre a organização, que você se interessou em pesquisar sobre o seu funcionamento é muito bem-visto aos olhos do contratante, pois demonstra seu interesse e envolvimento.

3 – Tenha claro seu objetivo profissional: muitas vezes o candidato não possui ou não sabe informar o seu objetivo profissional, o que impacta de maneira negativa na avaliação. Um candidato que possua objetivos alinhados aos da empresa, que demonstre motivação pessoal nas funções, certamente, terá um diferencial.

4 – Ensaie sua apresentação pessoal: para demonstrar segurança, não gaguejar e não esquecer de nenhuma informação relevante, é importante ter na ponta da língua o que se deseja falar. Em muitos casos, é recomendado o ensaio da apresentação, dessa forma o candidato também ameniza a ansiedade, pois tem o domínio do que irá falar.

5 – Demonstre vontade de aprender: as empresas precisam de pessoas com energia para aprender coisas novas e se envolver. É importante demonstrar esse desejo em qualquer oportunidade, mas em caso de vagas iniciantes, é ainda mais crucial, porque como o candidato não possui experiência, ele precisa contribuir com sua energia e disponibilidade, se fazendo útil e aberto às necessidades da empresa.

Além das orientações para a entrevista, Julia lembra que a seleção inicia antes disso, no momento em que a empresa recebe o currículo do candidato. Sendo assim, a construção de um bom currículo também é fundamental. “Pessoalmente ou por meios virtuais é importante que a primeira impressão de você seja a melhor possível e isso começa através do currículo, impresso ou de forma virtual, ele funciona como o seu cartão de visita. Para se destacar, pense: O que eu quero transmitir para a empresa”, comenta.

Além das dicas já citadas, no dia 23 de junho, Júlia explicará também como construir um bom currículo, entre outras orientações, na Palestra “Hora de Trabalhar – Consiga a vaga de sua vida”. O evento é gratuito e destinado a pessoas que desejam ingressar ou se reinserir no mercado de trabalho. O encontro será das 10h às 12h, na sede da Fundatec (R. Prof. Cristiano Fischer, 2012, Partenon – Porto Alegre/RS). As inscrições podem ser feitas pelo link https://bit.ly/horadetrabalharfdt. O ingresso solidário é 1kg de alimento não perecível, a ser doado para o Coletivo Cozinheiros do Bem.

Experiência em Estagiário e Jovem Aprendiz pode ser decisivo no futuro profissional

Responsabilidade, comprometimento, capacidade de trabalhar em equipe, cumprimento de prazos e organização são qualidades básicas que as empresas esperam de qualquer candidato, seja ele de nível iniciante ou avançado dentro da carreira profissional. E as oportunidades de Estágio e Jovem Aprendiz proporcionam, justamente, o desenvolvimento dessas potencialidades, enriquecendo o currículo e o perfil profissional do jovem.

Por conta disso, Julia declara que, muitas vezes, o candidato apresentar em seu currículo experiências anteriores nestes formatos, é decisivo para sua contratação, ainda que as vivências não sejam na área da função a ser desempenhada.

“Quem começa a trabalhar cedo, se destaca por já ter desenvolvido algumas habilidades profissionais como aprender a comportar-se, dividir e responsabilizar-se por tarefas. E esse poderá ser um grande e decisivo diferencial para contratação ou não do candidato”, declara a especialista.

Desta forma, é aconselhável o ingresso no mercado de trabalho desde cedo, para que o indivíduo possa ir somando para si essas experiências enriquecedoras. A idade mínima para se candidatar a vagas de Jovem Aprendiz é 14 anos, enquanto Estágio é 16 anos.

Hora de trabalhar – Consiga a vaga da sua vida

Data: 23 de junho de 2022

Horário: das 10h às 12h

Carga Horária total do curso: 2h

Local: Sede da Fundatec (R. Prof. Cristiano Fischer, 2012, Partenon, Porto Alegre/RS)

Inscrições: https://bit.ly/horadetrabalharfdt

Valor: gratuito, com contribuição de 1kg de alimento não perecível, a ser doado para o Coletivo Cozinheiros do Bem.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×
20 de junho de 2022 Escrito por: karen cunha
Parceiros Empresas Gaúchas
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×