O autocuidado não pode ser um termo utilizado apenas nas redes sociais. No Instagram, a hashtag autocuidado conta com quase sete milhões de publicações que vão desde dicas de cuidados com a pele até a importância da prática de exercícios físicos. Entretanto, para estar com a saúde em dia, não basta apenas comprar os melhores cremes e manter uma rotina de treinos, é preciso visitar o médico com frequência e se manter atento às doenças que muitas vezes não apresentam sintomas.
O Glaucoma, que popularmente é conhecido como “O ladrão silencioso da visão”, é uma dessas doenças. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados se houvesse acompanhamento médico constante, diagnóstico precoce e tratamento adequado. Não dá para falar de autocuidado sem manter o alerta de que, para evitar essas condições graves de saúde, é necessário manter o check-up na lista de prioridades.
O check-up deve ser realizado por crianças e adultos de todas as idades, principalmente a partir dos 40 anos. A questão educacional e a falta de informação sobre as doenças ditas como silenciosas é o que faz com que poucas pessoas estejam atentas à saúde dos olhos. O diagnóstico precoce ainda é essencial para garantir que muitas doenças oculares possam ser revertidas, garantindo um melhor tratamento e qualidade de vida ao paciente.
Dr. Roberto Magno Nunes
CRM: 10565
E-mail: rmagnonunes@gmail.com