Principal » Artigos » Para nunca esquecermos a nossa história

Para nunca esquecermos a nossa história

0 Flares 0 Flares ×

Entre os milhares de imigrantes italianos que vieram para o Brasil entre 1880 e 1930, muitos escolheram o Rio Grande do Sul para se tornar sua segunda casa. Foi o caso da família Panizzon, que encontrou na Serra Gaúcha o lugar perfeito para construir um legado que posteriormente seria transmitido de geração em geração.

Em 1883, a família desembarcou no Rio de Janeiro, na Ilha das Flores. De lá, foram até Porto Alegre e da Capital subiram de barco até chegar em São Sebastião do Caí. Depois disso, caminharam mais 30 km até o lote 31, localizado em Otávio Rocha, distrito da atual cidade de Flores da Cunha. Foi naquele pequeno pedaço de terra que começaram a plantar o que mais tarde geraria bons frutos.

A Vinícola Panizzon foi fundada 30 anos mais tarde e, até hoje, faz questão de usar os seus rótulos para homenagear a história de seus antepassados. Seja no Vinagre Rosina, nomeado em homenagem à matriarca da família, ou na Arrivo 31, uma linha de vinhos que faz referência ao lote ocupado pelos Panizzon no passado. Em 2010, foi inaugurado um memorial, localizado dentro da própria vinícola, que reconta um pouco mais de toda essa trajetória e pode ser conhecido pelos visitantes que vão até Flores encontrar boas experiências.

É relembrando um pouco dessa história não só hoje, mas todos os dias, que comemoramos esse 25 de julho, conhecido como Dia do Colono. O objetivo da data é nunca esquecer da importância dos imigrantes para o desenvolvimento do país, o que percebemos em cada detalhe de Flores da Cunha, por exemplo, que é a maior produtoras de vinhos do Brasil.

E isso se deve ao fato de que os colonos italianos enxergaram aqui, na Serra Gaúcha, potencial para produzir vinhos de alta qualidade que, além de impulsionar a economia, movimentam o turismo e entregam experiências inesquecíveis para todos os visitantes. É nos bons vinhos, na gastronomia e na tradição que percebemos e valorizamos as nossas raízes italianas!

 

Filipe Panizzon – Presidente da Associação de Produtores de Vinhos dos Altos Montes (Apromontes)

E-mail: filipe@panizzon.com.br

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×
20 de julho de 2022 Escrito por: karen cunha
Parceiros Empresas Gaúchas
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×