No cenário automotivo gaúcho, o mês de agosto de 2023 se destacou como o melhor período de vendas do ano, com números que apontam para um crescimento significativo no mercado. Os dados foram fornecidos pelo Sincodiv/Fenabrave-RS e de acordo com as entidades, um total de 15.219 veículos, incluindo autos, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas e implementos rodoviários, foram comercializados em agosto, marcando um salto em relação ao mês anterior, quando 14.009 unidades foram vendidas. Esse aumento representa um sólido crescimento de 8,64%.
No entanto, na análise por segmento dois setores experimentaram resultados negativos. Os automóveis, por exemplo, registraram uma queda de 6,40% em relação a julho. No entanto, é importante notar que, no acumulado do ano, o segmento de automóveis apresenta um desempenho positivo de 17,55% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Outro setor que viu uma diminuição nas vendas em agosto foi o de implementos rodoviários, que teve uma queda de 4,02% em relação ao mês anterior. Porém, no acumulado dos oito primeiros meses do ano, este setor registrou um impressionante crescimento de 37,75%.
Na avaliação acumulada somente o segmento de caminhões ainda enfrenta desafios, com um déficit de 22,30% em relação aos números registrados entre janeiro e agosto de 2022. Isso ressalta a necessidade de recuperação neste setor específico que ainda sofre com a falta de linhas de crédito mais eficazes e com o alto custo dos novos modelos no padrão Euro 6.
Um fator importante a ser mencionado é o impacto da Expointer, um evento de grande magnitude no Rio Grande do Sul, que contribuiu para atenuar a queda nas vendas de automóveis no Estado. Enquanto o Rio Grande do Sul registrou para o setor de autos uma queda de pouco mais de 6% em relação ao mês anterior, o Brasil como um todo experimentou uma redução de mais de 13% no segmento. No que diz respeito aos comerciais leves, como as pickups, de grande interesse na Feira, o RS se destacou com um crescimento impressionante de quase 24% em agosto, enquanto o país alcançou um índice de crescimento de pouco mais de 11%.
Paulo Siqueira, Presidente do Sincodiv/Fenabrave-RS, comentou sobre o desempenho do mercado gaúcho, observando que tradicionalmente o Rio Grande do Sul apresenta um crescimento inferior em comparação com o cenário nacional. No entanto, neste mês de agosto, o Estado cresceu 8,64%, enquanto o Brasil registrou um aumento de apenas 1,17%.
“No segmento de automóveis, o setor já vinha aguardando uma queda em função do fim do benefício governamental para o setor, porém vale destacar que, a queda não foi maior muito em função da Expointer, quando montadoras e concessionárias se mobilizam para oferecer condições ainda mais atraentes em função do evento”.
Siqueira enfatizou ainda o papel fundamental da Expointer no estímulo ao crescimento econômico, gerando cerca de 500 milhões de reais em negócios no setor de automóveis, comerciais leves e motocicletas, o que equivale a metade das vendas do mês e montante equivalente ao pacote de incentivo do Governo Federal no mês de junho. “Nossa estimativa é que em função das entregas e do tempo de emplacamento, ainda vamos contabilizar as vendas, em decorrência da feira, nos próximos dois meses”, completa Siqueira.