Mais comum do que imaginamos, a LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho) são doenças relacionadas ao trabalho que vem atingindo cada vez mais os trabalhadores, em muitos casos, ainda mais intensificados durante a pandemia por espaços de trabalho inadequados no home office. As doenças afetam, em geral, os membros superiores, como dedos e punhos. As consequências são sérias, podendo levar inclusive o trabalhador a ser afastado de suas atividades.
Repetitividade de movimentos, postura inadequada e fatores organizacionais, como o ritmo de trabalho acelerado, jornada prolongada, pressão, controle rígido de produtividade e situações de estresse podem ocasionar a LER/DORT. De acordo com a Coordenadora do Curso Técnico em Segurança do Trabalho da Escola Profissional Fundatec (EPF), Graziela Flores, “o diagnóstico é realizado de forma clínica, por meio de um estudo da vida profissional pregressa, da história da doença e exame físico.”
A também Engenheira de Segurança do Trabalho ressalta que se o paciente apresentar algum sintoma por mais de duas semanas, o ideal é buscar um médico especializado em reumatologia ou um ortopedista. “Geralmente, o tratamento para LER/DORT envolve a realização de sessões de fisioterapia, podendo também ser indicado o uso de medicamentos ou cirurgia, em casos mais graves.”
Existem alguns cuidados práticos que podemos aplicar no dia a dia para prevenir essas lesões: realizar alongamento ou aquecimento prévio da região afetada; fazer pausas durante as atividades para descansar e aliviar a tensão e sobrecarga; cuidar sempre da postura; praticar exercícios físicos e fortalecimento prévio; evitar o excesso de carga horária; e fazer pausas regulares durante o dia.
“Essas atitudes são muito importantes no dia a dia, mas se o profissional atua em ambientes que tenham a necessidade de movimentos repetitivos ou esforços, ele deve procurar um especialista da área da saúde e segurança do trabalho”, informa Graziela. “Ele pode também analisar a situação e verificar oportunidades de melhorias no ambiente/processo de trabalho, evitando ocorrências destas lesões à saúde dos colaboradores”, complementa.