Governanças ambiental, social e de diversidade e inclusão serão tendências nas empresas para 2023 e próximos anos

Especialista em Recursos Humanos diz que é prioritária a preocupação com a saúde mental dos trabalhadores e seus dependentes


O ano de 2023 vem sendo considerado pelas organizações como o ano pós-pandêmico, onde empresas e trabalhadores caminharão para um processo de adaptação às novas tendências do mercado de trabalho. Segundo o administrador e mestre em Gestão e Desenvolvimento, Jorge Pires, além do trabalho híbrido, formato estimulado pelo home office durante a pandemia, o conjunto de práticas que tem como objetivo definir uma empresa como consciente socialmente, sustentável e bem gerida (ESG) é a tendência para o meio corporativo a partir deste ano.

– Os acontecimentos dos últimos anos foram turbulentos e, após o cenário gerado pela pandemia da Covid-19, as áreas de gestão estratégica e de Recursos Humanos das empresas vêm trabalhando fortemente para encontrar novas práticas e formatos de trabalho que se adequem a novas realidades. Diante desse futuro do mercado de trabalho, as maiores preocupações das organizações devem estar prioritariamente ligadas à saúde mental e ao equilíbrio emocional dos trabalhadores e dos dependentes destes funcionários, destaca o professor dos cursos de Gestão da Estácio.

As governanças com preocupações e iniciativas voltadas à preservação do meio ambiente, a questões sociais e à diversidade e à inclusão, temas que vêm sendo muito debatidos este ano nas corporações, devem se tornar tendência também para os próximos, segundo Jorge Pires.

– Entre exemplos de iniciativas que se tornarão tendência temos a busca por produção com menos recursos, a contribuição direta do funcionário em tudo o que envolve a cultura da organização, a gestão humanizada, o uso da transformação digital e questões de proteção à saúde ocupacional dos trabalhadores, enumera o especialista.

Ele destaca que as empresas devem atuar fortemente na preparação de equipes de liderança e de todos os funcionários para o fortalecimento dos processos de diversidade e inclusão, especialmente sobre a presença feminina dentro das empresas.

– As empresas estão buscando ainda alcançar uma estrutura cada vez mais enxuta e responsabilizante, onde cada um tem seu peso de responsabilidade, porém podendo realmente fazer sua atividade com uma visão empreendedora. Além disso, a visão minimalista, que defende que é preciso muito pouco para ser feliz, a visão do ser e não do ter, tem mudado bastante o conceito no mercado de trabalho, fazendo com que as empresas sejam uma marca empreendedora que cresce de maneira sustentável e que apoia todos os movimentos que hoje fazem com que as pessoas se tornem integradas ao todo, onde ela entenda sua responsabilidade individualizada, mas ao mesmo tempo fazendo com que o ambiente cresça, o que automaticamente fará com que ela cresça também, respeitando suas limitações e valorizando suas virtudes, diz o professor da Estácio, que atua também como gerente de RH de uma multinacional.

Acompanhando o ritmo das mudanças

Para acompanhar o ritmo acelerado das mudanças no mercado de trabalho, a importância de uma formação qualificada para os novos profissionais de Recursos Humanos e gestores estratégicos do futuro tem cada vez mais peso. A Estácio é uma das maiores marcas do ensino superior brasileiro e, há mais de 50 anos, enriquece a sua história ao possibilitar o acesso democratizado ao ensino de qualidade e ao promover a transformação individual e social de seus alunos. Pioneira e um dos maiores players no digital, a instituição desenvolveu um modelo moderno que promove um melhor aproveitamento para os estudantes em aulas dinâmicas em uma plataforma de ensino 100% Digital, com conteúdos que podem ser acessados de qualquer dispositivo, on e offline, garantindo maior mobilidade, com acesso ilimitado.

Ainda dá tempo para ingressar na Estácio neste início de semestre letivo. A instituição está com condições especiais para ingresso em diversos cursos de graduação disponíveis nas metodologias de ensino: Presencial; Ao Vivo; Semipresencial; Flex; e no Ensino Digital. Para participar basta ingressar com a nota do ENEM ou realizar o Vestibular Estácio nos dias 10 e 11 de março. Na campanha é possível encontrar cursos com mensalidades a partir de R$149,00 durante toda a graduação. Confira as condições e os cursos participantes na ação no regulamento pelo site estacio.br/regulamentos, pelos telefones 40 03-6767 (Regiões Metropolitanas) e 0800 880 6767 (Demais regiões), ou diretamente em um dos campi ou Polos de Ensino Digital.

Presente no Rio Grande do Sul, no Centro Histórico de Porto Alegre (Rua Marechal Floriano Peixoto, 626), e em 24 estados e no Distrito Federal, por meio do ensino presencial, e em todo o Brasil com o ensino digital, a Estácio oferece cursos de graduação em diferentes formatos de ensino, pós-graduação e cursos de extensão. A instituição aposta na tecnologia e na inovação como diferenciais para aprimorar o aprendizado, e seus currículos são alinhados às necessidades do mercado de trabalho.

 

Além de seu natural poder de transformação, pela entrega à sociedade de milhares de profissionais formados todos os anos, a Estácio tem uma atuação distintiva de diálogo, suporte e promoção das comunidades em que se insere. Com amplo envolvimento dos alunos e docentes, ações como atendimentos gratuitos, palestras e seminários, mutirões e ações de mobilização acabam beneficiando milhões de pessoas. A Estácio possui também um dos mais sólidos e atuantes Programas de Responsabilidade Social do País, e apoia diversos projetos por ano nas áreas de educação, cultura, esporte e cidadania.