Mais de 120 rótulos de vinhos da Região dos Altos Montes serão apresentados em eventos no Rio de Janeiro no mês de maio

Vinícolas de região da Serra Gaúcha participam do Hyatt Wine Club, em 23.05, e do 1º Encontro de Vinhos Brasileiros em Teresópolis, no dia 25.05

Você tem curiosidade de conhecer e experimentar os vinhos da Serra Gaúcha? A Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes, que reúne vinícolas dos municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua no Rio Grande do Sul, apresenta, neste mês de maio, no Rio de Janeiro, mais de 120 rótulos de vinhos finos da Região dos Altos Montes. Ao todo, 15 vinícolas da região estarão presentes em dois eventos em terra fluminense: o Hyatt Wine Club, no dia 23.05, na capital carioca, no qual a venda de ingressos será revertida para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul; e o 1º Encontro de Vinhos Brasileiros em Teresópolis, realizado em parceria com a adega e confraria Vinhos na Serra.

“Vivemos um momento muito difícil no Rio Grande do Sul diante das enchentes que atingiram o Estado. O momento é de solidariedade, de reconstrução e, também, de valorização dos produtos locais e este evento é uma oportunidade de demonstrar a qualidade dos nossos vinhos e promover a resiliência da nossa região”, pontua o presidente da Associação, Felipe Bebber.

Sobre o Hyatt Wine Club – Esse será o segundo ano consecutivo que vinícolas da Região dos Altos Montes apresentam seus produtos no Hyatt Wine Club. O encontro é uma oportunidade de os produtores nacionais e internacionais apresentarem seus produtos aos amantes de vinhos finos de todo o país. O evento acontece no dia 23.05, a partir das 19h30, no Grand Hyatt Rio de Janeiro (Av. Lucio Costa, 9.600, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro). Estarão presentes as vinícolas Caetano Vicentino – Vinhas & Vinhos, Cantina Gelain, Casa Eva Vinhos e Vinhedos, Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos, Famiglia Veadrigo, Terrasul Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Bebber, Vinícola Debon, Vinícola Família Ulian, Vinícola Luiz Argenta, Vinícola Marzarotto, Vinícola Mioranza e Vinícola Monte Reale.

 

Sobre o 1º Encontro de Vinhos Brasileiros – O 1º Encontro de Vinhos Brasileiros ocorrerá no Espaço Ville Verte (Estrada Parque do Imbui, 2815, Posse, Teresópolis/RJ), na Serra Fluminense, a partir das 11h. O evento será uma experiência enriquecedora para os amantes de vinhos, que poderão degustar, comprar e conversar com os produtores e enólogos sobre o processo de elaboração dos produtos. Estarão presentes as vinícolas Boscato Vinhos Finos, Caetano Vicentino – Vinhas & Vinhos, Cantina Gelain, Casa Eva Vinhos e Vinhedos, Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos, Famiglia Veadrigo, Terrasul Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Bebber, Vinícola Debon, Vinícola Família Ulian, Vinícola Marzarotto, Vinícola Mioranza e Vinícola Monte Reale.

 

Altos Montes: uma região referência em vinho de qualidade na Serra Gaúcha

A Região dos Altos Montes oferece o que tem de melhor em gastronomia, cultura, conhecimento e lazer para os turistas que desejam conhecer os municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua, localizados na Serra Gaúcha, no Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente, a região é formada por 19 vinícolas que fazem parte da Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes.

A sociedade civil e sem fins lucrativos foi criada em 23 de janeiro de 2002 por vinícolas das cidades de Flores da Cunha e Nova Pádua, com o objetivo de congregar as empresas vinícolas da região e trabalhar no desenvolvimento da pesquisa vitivinícola. Hoje, a entidade busca desenvolver ações que promovam a organização de área geográfica determinada para a produção de vinhos finos, visando a certificação de origem, divulgação, comercialização e estimulação do potencial enoturístico da região, através do roteiro da Região dos Altos Montes.

Desde 2020, os produtos de vinícolas associadas carregam o selo de Indicação de Procedência (IP) Altos Montes. Assim, a associação passou a focar na promoção da área para produção de vinhos finos, que indica que as qualidades e características dos vinhos da região se dão, exclusivamente, pelas condições que o terroir proporciona.

A região caracteriza-se por apresentar altitudes de 600 até 885 metros, paisagens exuberantes que mesclam entre montes e vales e alta amplitude térmica. O local é uma excelente opção para os amantes do enoturismo, além da rota estar em crescimento no Brasil, sendo um dos mais charmosos destinos da Serra Gaúcha.

Atualmente, 19 vinícolas e 15 outros estabelecimentos turísticos fazem parte da Associação: Adega Dom Camilo, Belvedere Bar & Café, Boscato Vinhos Finos, Caetano Vicentino – Vinhas & Vinhos, Cantina Del Gallo, Cantina Gelain, Casa Eva Vinhos e Vinhedos, Casa Venturini Vinhos e Espumantes, Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos, Colônia Muraro, Essência Enoturismo e Wine Lodge, Famiglia Veadrigo, Fante Bebidas, Gran Nero, Hotel Fiório, Letto Hotel Flores da Cunha, MOM – Gastronomia & Lounge, Pizzaria Chef Bio, Pousada da Capela, Pousada e Restaurante Del Miro, Pousada Rugero, Prefácio Bistrô, Ristorante Dolce Itália, Terrasul Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Bebber, Vinícola Debon, Vinícola Família Ulian, Vinícola Luiz Argenta, Vinícola Marzarotto, Vinícola Mioranza, Vinícola Monte Reale e Vinícola Panizzon. Mais informações: @altosmontesoficial.