Atualmente, a maquiadora profissional Daia Castro possui mais de 30 mil seguidores no Instagram
Quando Daiane Sá de Castro, ou só Daia Castro ? como é conhecida nas redes sociais ?, ingressou no curso de Técnicas de Maquiagem do Senac Viamão em meados de 2015, ela não imaginava que rumo sua vida profissional tomaria. Hoje, aos 30 anos, a maquiadora é referência nas redes sociais e acumula mais de 30 mil seguidores apenas no Instagram. No dia 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher, e nada mais justo do que contar a trajetória de uma que é responsável pela autoestima e bem-estar de tantas outras mulheres.
Qualificação é tudo
De acordo com Daia, a vontade e curiosidade em relação à área da beleza sempre existiu, mas sua trajetória só começou após o primeiro curso realizado. “A partir do curso de Técnicas de Maquiagem do Senac Viamão, o segmento da beleza se tornou uma paixão e eu decidi trabalhar com isso”, recorda a profissional, que hoje já soma mais de 30 especializações dentro e fora do Rio Grande do Sul.
Se o curso de Técnicas de Maquiagem do Senac Viamão foi um divisor de águas na carreira de Daia, ela conseguiu entender desde cedo que estar por dentro das tendências e cada vez mais capacitada para o ramo era fundamental para o seu sucesso e credibilidade. “Logo após o curso no Senac, eu fiz um Aperfeiçoamento em Técnicas com a Gabih Machado. Fiz diversos aperfeiçoamentos assim com profissionais independentes. Fiz o curso de Airbrush com a professora Camila Notari na Stericart, ela veio do Canadá para ministrar esse curso”, relata.
Além disso, Daia também sabe a importância de estar presente em eventos relevantes da área. “Participei também do Congresso Internacional de Maquiagem na Beauty Fair, em 2018. No ano passado, em 2022, também fiz o Make It Brazil, que ocorre anualmente na cidade Foz do Iguaçu, no Paraná”, conta.
Conquistas dentro e fora do digital
A maquiadora recorda que ainda durante o curso de Técnicas de Maquiagem criou sua página no Facebook, mais popular na época. “Resolvi migrar para o Instagram aos poucos, porque tudo ainda era mato no Instagram”, comenta.
Mas se no universo digital, Daia conquistou seguidoras fiéis, fora dele também rendeu grandes frutos, como seu estúdio próprio de maquiagem, com unidades em Viamão e Alvorada. “Meu público principal são mulheres entre 15 e 50 anos. Afunilando, a maioria está entre 15 e 34. Atendo em sua maioria, formandas, debutantes e noivas”, ressalta.
Para Daia, a conquista dos seguidores foi a constância nesses anos todos. Segundo a maquiadora, ela procura postar regularmente todos os dias. “Estou sempre consumindo conteúdo e planejando o que trazer para meu Instagram. Sempre me atualizando qual a trend do momento, sempre avaliando aquilo que meu público mais está engajado. Nesses anos passei por várias fases: épocas de sorteios, concursos, etc. Então acredito que foi um trabalho de formiguinha feito no dia a dia”, finaliza.