No sábado, 24 de junho, é celebrado o Dia de São João, celebração que deu origem às festividades deste mês
Com a chegada do mês de junho, inicia a temporada de festas juninas, que tiveram origem com a Festa de São João, comemorada no dia 24 de junho, mas também celebram o Dia de Santo Antônio, em 13 de junho, e o de São Pedro, no dia 29. As festividades, de grande importância cultural, trazem como tradição as músicas, danças, comidas típicas e atividades que envolvem a data.
Nestas comemorações, os vinhos estão sempre presentes, seja em receitas como o tradicional quentão, ou até mesmo acompanhando os pratos típicos de São João. Pensando nisso, Márcio Guarese, Gerente de Marketing da Vinícola Mioranza, que faz parte da Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes), indicou alguns vinhos que podem ser harmonizados com as comidas típicas da data. As dicas valem tanto para quem irá participar dos festejos, quanto para quem prefere celebrar a data em casa.
- Alvise Reserva Pinot Noir – safra 2022:
A primeira indicação é um Pinot Noir com toque sutil de carvalho, característico da linha reserva da marca Alvise. Com 14,4% de álcool, o produto é classificado como vinho nobre. “É um vinho jovem e elegante que conta com aroma de frutas vermelhas, pimenta preta, canela e caramelo. Tem taninos delicados e acidez equilibrada. Por ser muito versátil, ele combinará perfeitamente com os pratos mais típicos de São João”, explica Márcio.
Entre as principais comidas típicas das festas juninas que podem ser harmonizadas com o Alvise Reserva Pinot Noir estão os pratos à base de milho, como a pamonha salgada, o milho cozido e a pipoca.
- Espumante Rio Bravo Moscatel:
O segundo produto indicado é um espumante que tem como principal característica a sua composição, pois é elaborado a partir de três castas de moscato: Moscato Alexandria, Moscato Giallo e Moscato Branco.
“Com um frescor agradável, tem aromas de frutas como o pêssego e flores brancas. Possui extremo equilíbrio entre acidez e doçura. Fazendo com que se torne uma harmonização perfeita para os pratos doces da Festa Junina, como a pamonha, cocada e bolos em geral”, destaca Guarese.
Região dos Altos Montes – Localizada na Serra Gaúcha, nos municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua, a Região dos Altos Montes é responsável pela maior produção de vinhos do país. A Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes) é composta por 17 vinícolas: Boscato Vinhos Finos, Caetano Vicentino – Vinhas & Vinhos, Cantina Gelain, Casa Venturini Vinhos e Espumantes, Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos, Famiglia Veadrigo, Família Ulian, Fante Bebidas, Luiz Argenta Vinhos Finos, Terrasul Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Bebber, Vinícola Marzarotto, Vinícola Mioranza, Vinícola Monte Reale e Vinícola Panizzon. Mais informações podem ser obtidas em www.vinhosdosaltosmontes.com.br.