Centro de Formação das Artes do Palco abriu Processo Seletivo para 85 vagas em cursos gratuitos
O setor artístico está em evidência diante da evolução e crescimento do mercado de trabalho. Além das grandes emissoras e companhias de teatro, hoje os profissionais ainda podem buscar oportunidades através das plataformas de streaming e novos espaços. O aumento no número de vagas também é destacado em pesquisa realizada pela SP Escola de Teatro, apontando que mais de 70% dos estudantes formados no centro institucional estão empregados.
Para Ivam Cabral, diretor da escola, os profissionais do setor artístico com formação são altamente desejados pelo mercado de trabalho, em todas as instâncias, independente do curso ou perfil. “Temos estudantes formados em Atuação e Dramaturgia que hoje atuam ou escrevem séries para plataformas como Netflix, HBO e Amazon. Temos alunos egressos de Técnicas de Palco e Sonoplastia, por exemplo, trabalhando no Theatro Municipal de São Paulo, em produtoras, em espaços culturais, assim como em coletivos teatrais de pequeno ou médio porte”, afirma.
A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco foi fundada em 2010 com o objetivo de implementar um sistema pedagógico inovador que contemplasse as especificidades das artes do palco no século XXI. “Desse modo, temos um processo seletivo amplamente acessível, em que as habilidades e potências criativas são avaliadas em primeiro plano”, explica Ivam.
Todos os cursos da escola são gratuitos e estudantes em situação de vulnerabilidade social podem pleitear bolsas de auxílio. “Nós somos uma escola com um amplo perfil étnico e socioeconômico, como toda instituição de ensino que se pretende representativa e legítima deveria ser”, afirma o diretor do Centro de Formação das Artes do Palco.
Hoje, a SP Escola de Teatro conta com 367 estudantes e corpo docente composto por 18 profissionais, entre coordenadores e formadores, e um curso técnico com especialidades divididas em oito linhas de estudo: Atuação; Cenografia e Figurino; Direção; Dramaturgia; Humor; Iluminação; Sonoplastia e Técnicas de Palco.
Ainda, são ofertados Cursos de Extensão, como oficinas de iniciação ou especialização, residências artísticas, espetáculos teatrais gratuitos ou a preço popular, entre outros projetos desenvolvidos em âmbito municipal, estadual, nacional e internacional.
Segundo o diretor da SP Escola de Teatro, a estrutura do centro de formação é flexível e, em todos os semestres, os estudantes recebem dezenas de artistas docentes convidados, especialistas nos assuntos abordados em cada módulo.
Inscrições abertas
O Centro de Formação das Artes do Palco abriu as inscrições para cursos gratuitos de turno matutino e vespertino. O Processo Seletivo está sendo realizado pela Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências – Fundatec, e o certame prevê um total de 85 vagas, para candidatos com nível médio completo.
De acordo com Ivam Cabral, diretor da instituição, os estudantes aprovados podem ter a certeza de que irão estudar em uma das principais instituições de ensino das artes do palco da América Latina. Considerando ainda que a SP Escola de Teatro estabelece, desde a sua fundação, parcerias com universidades e grupos de países como África do Sul, Alemanha, Bolívia, Cabo Verde, Cingapura, Colômbia, Cuba, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Inglaterra, Polônia, Portugal, Suécia e Suíça.
“Além disso, todos os cursos têm um caráter polivalente. Um iluminador formado pela SP Escola de Teatro tem competência para trabalhar em muitas funções e posições, tais como shows musicais, instalação de exposições e feiras, sejam elas artísticas ou não”, destaca.
As inscrições para o Processo Seletivo custam R$ 85,00 e devem ser realizadas até o dia 05 de maio pelo site www.fundatec.org.br.
A data provável para a realização da Prova de Redação Online – Primeiro Momento é dia 03/06. O edital pode sofrer alterações e as atualizações podem ser acompanhadas pelo mesmo site.
Para os estudantes interessados em participar da seleção, o diretor da SP Escola de Teatro ressalta: “tenham força de vontade, ousadia, criatividade, sejam pessoas boas, tolerantes, solidárias com seus pares, porque o teatro funciona como uma grande família. Dediquem-se para realizar um bom processo seletivo que eu posso garantir que, se aprovados, terão acesso a uma escola bem equipada; com um sistema pedagógico inovador e equipe altamente qualificada”.
As dúvidas quanto ao Processo Seletivo podem ser esclarecidas pelo atendimento on-line Cybis (WhatsApp 51 99847-4972) ou pelo formulário no link contato.fundatec.org.br, a qualquer momento. Mais informações ainda podem ser obtidas pelos telefones (51) 3320.1000, para Porto Alegre e DDD 51, e 0800 035 2000, para interior e outros Estados, das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira.