Interessados no setor podem buscar aperfeiçoamento desde o Ensino Médio
O setor de Tecnologia da Informação está em constante modificação e evolução e, dessa forma, a busca por profissionais da área também apresenta um crescimento. Segundo projeção divulgada pela consultoria IDC Brasil, é esperado que o mercado tenha uma alta de 6,2% no Brasil em 2023.
Diante da urgência por avanços tecnológicos gerada pelo período de pandemia, a evolução no setor de TI foi acelerada. Segundo a coordenadora do curso Técnico em Informática da Fundatec, Tatiana Ximenes, depois de toda essa exploração de contextos diferentes, foram abertas perspectivas tecnológicas e caminhos de facilidade, acessibilidade, simplificação e desfronteirização.
Dessa forma, assim como a demanda por tecnologia aumenta, o mercado também apresenta índices de crescimento. “A tecnologia evolui todos os dias e é uma das áreas mais responsivas à adaptação. Existem profissionais, cargos e carreiras dentro da tecnologia que evoluem rapidamente, então o setor de TI exige uma elasticidade grande de quem forma, contrata e de quem se forma. Por isso, vamos ter uma variabilidade do que se conhece por profissional da TI, mudando muito mais rápido do que em alguns setores”, explica Ximenes.
De acordo com a coordenadora, com a evolução do mercado, as características procuradas em profissionais do setor também passaram por mudanças. Assim, o profissional de tecnologia perde o estigma de “introspectivo”, e com as mudanças na área, deve ser versátil, comunicativo, adaptável e ter constante abertura para aprender.
“Hoje o profissional de TI, além de dominar a parte técnica, precisa se habilitar a conhecer negócios, estar aberto a entender demandas e pessoas. Pois o usuário deixou de ser alguém que aceita, para alguém que dita como ele quer que essa tecnologia seja disposta e consumida”, afirma.
A especialista ainda explica que diante das mudanças no setor, a média salarial do profissional da área é proporcional à sua formação, por se tratar de um conhecimento mais específico. Sendo assim, já iniciam suas carreiras com uma remuneração diferenciada em comparação aos outros setores.
Interessados na área podem cursar TI durante o Ensino Médio
Seguindo a alta do mercado, oportunidades são abertas na área de Tecnologia da Informação para o ingresso de novos profissionais. De acordo com Tatiane Ximenes, hoje existem cursos de desenvolvimento e introdução à tecnologia até mesmo para crianças, e as potencialidades se estendem para o ensino médio, técnico e superior.
A Escola Profissional Fundatec oferta o Curso Técnico em Informática no período da noite, possibilitando que alunos a partir do 2º ano do Ensino Médio busquem o aperfeiçoamento. A formação tem como foco o desenvolvimento de softwares, como aplicativos para computadores, smartphones, tablets e web, com conexão a banco de dados e conhecimentos em redes, sendo uma alternativa para entrada rápida no mercado de trabalho. “O ensino técnico tem a capacidade de aplicar conhecimentos sobre esse assunto tão complexo e amplo dentro de uma visão de mercado e empregabilidade”, destaca a coordenadora.